Ex-servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Aparecida de Goiânia, órgão administrado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), são alvos de operação deflagrada na manhã desta sexta-feira, 21. A ação da Polícia Civil (PC ) também mira empresários, despachantes e garageiros do município aparecidense e da capital goiana.
Coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Operação Ponte de Recibo cumpre 19 mandados de busca e apreensão nas residências ligadas aos investigados. São apurados crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e inserção de dados falsos no sistema do órgão estadual.
Ao todo, 70 policiais civis participam da operação. Em nota, o Detran informou que fez todos os levantamentos necessários por meio do serviço de inteligência para subsidiar a ação policial e que fechou o Ciretran de Aparecida de Goiânia, considerado o maior do estado, por ser considerado o principal foco de corrupção da autarquia.
“Sobre a Operação Ponte de Recibo, deflagrada pela Polícia Civil por meio Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) esclarece que fez todos os levantamentos necessários por meio de seu serviço de inteligência para subsidiar a ação policial.
O Detran-GO trata a corrupção de servidores e credenciados com tolerância zero. Assim que a atual gestão assumiu o órgão, fechamos a maior Ciretran do Estado, a de Aparecida de Goiânia, considerando que era o principal foco de corrupção da autarquia.
Neste período afastamos quase 100 servidores por suspeita de corrupção e temos em andamento dezenas de investigações para apurar as condutas de servidores e credenciados tanto na sede quanto em Ciretrans.
Hoje os trabalhos da Corregedoria, Ouvidoria e Auditoria são prioridades no Detran-GO, que tem fortalecido seus trabalhos. Diferente de outros governos, quando o Detran-GO era fonte de escândalos e estampava páginas policiais, por determinação do governador Ronaldo Caiado o órgão é hoje intransigente com criminosos”.